Produtividade

Tirar o melhor partido do multi‑equipas

Michael Jordan, a lenda viva do basquetebol, disse em tempos: "O talento permite ganhar jogos, mas são a inteligência e o trabalho em equipa que ganham campeonatos". Esta verdade desportiva aplica-se também ao mundo empresarial. Uma equipa talentosa permite que a empresa atinja bons resultados, mas a criação das condições e estratégia para o pessoal trabalhar em conjunto de forma mais eficaz permite atingir os objetivos mais ambiciosos em tempo recorde.

A tendência multi-equipas

Multi-equipas é uma forma de otimizar os recursos de pessoal, atribuindo vários projetos ou departamentos a cada pessoa. De acordo com o Academy of Management Review, esta abordagem já é comum para 65% dos trabalhadores do conhecimento (cientistas, investigadores, engenheiros, professores, etc.) nos EUA e na Europa. 

Na informática, software, consultoria e desenvolvimento de produto, o multi-equipas já constitui, com frequência, a norma. Está também a generalizar-se noutras áreas, tais como a educação, cuidados de saúde e setor automóvel. Entre os funcionários cujas funções envolvem trabalhar como parte de uma equipa, quase 95% integram mais de uma equipa em todos os setores, de acordo com uma investigação do Centre for Creative Leadership.

As vantagens do multi-equipas

O multi-equipas permite que as empresas utilizem os seus recursos humanos de forma mais eficiente. Se um funcionário só precisar de dedicar 50% do seu tempo e energia a um projeto, a adoção de uma abordagem multi-equipas permite-lhe contribuir com a capacidade remanescente para outro projeto. Em vez de empregar duas pessoas diferentes para dois projetos separados, as empresas podem dividir o tempo de um único funcionário fiável entre os dois. Isto permite poupar ao nível do recrutamento, formação de recém-contratados e custos globais com o pessoal.

A utilização partilhada de funcionários entre diferentes projetos e equipas significa também que mais pessoas na organização compreenderão as prioridades e conhecerão a carga de trabalho de outros departamentos. No passado, uma dificuldade num projeto poderia implicar uma mudança de direção ou a contratação de novos talentos para colmatar um défice de competências. Com esta nova abordagem, uma organização multi-equipas pode saltar esses passos, recorrendo ao pessoal de outros departamentos. A distribuição da especialização através de uma abordagem multi-equipas facilita a transferência de competências, o que permite melhorar rapidamente a confiança e as capacidades de toda uma equipa.

Um compromisso organizacional com a partilha de conhecimentos também ajuda os membros das equipas a desenvolver um vasto entendimento sobre a empresa. Equipados com estas informações abrangentes sobre a empresa, os membros da organização podem contribuir de forma mais criativa para a formação de novas ideias e estratégias empresariais. Os líderes sentem-se mais à vontade para encorajar o pensamento lateral, a colaboração e a inovação de base organizacional se o pessoal compreender e seguir coletivamente as melhores práticas. O multi-equipas é extremamente útil para quebrar o isolamento que de outra forma poderia limitar a eficácia organizacional, impedindo as empresas de atingirem um desempenho de topo.

 

Riscos e inconvenientes do multi-equipas

Trabalhar em muitos projetos diferentes pode contribuir para o esgotamento dos funcionários. Também a divisão da concentração individual entre demasiadas áreas pode resultar numa redução da produtividade. Quando os membros das equipas têm de deixar um projeto para auxiliarem na resolução de problemas de outro projeto, as ondas de choque podem atravessar departamentos ou mesmo atingir toda a organização. Os atrasos, o stress e as quebras de motivação podem comprometer o desempenho e afetar os resultados. Um projeto ou problema específico pode não receber a atenção suficiente ou ser totalmente ignorado, em detrimento do progresso ou resultados globais da empresa. 

No entanto, é possível evitar estas armadilhas se os líderes da empresa e os gestores de projetos adotarem uma abordagem estratégica e proativa do multi-tarefas. A chave do sucesso encontra-se no estabelecimento de coesão, confiança e unidade entre os membros das equipas, que podem passar apenas parte do seu tempo juntos em cada semana ou cada mês. A gestão dos riscos de interdependência das equipas e das prioridades concorrentes dos grupos de forma construtiva e a remoção das barreiras que impedem a resolução de problemas constituem importantes pontos de enfoque.

 

Liderar uma abordagem multi-equipas

Os líderes têm de conhecer a fundo os conjuntos de competências e as capacidades do respetivo pessoal e saber utilizá-los de forma eficaz. Configure os sistemas de forma a criar oportunidades integradas de que os membros das equipas possam desfrutar, de modo a colaborarem na prossecução de objetivos partilhados. Investir na contratação e formação de gestores de excelência também ajuda a manter os projetos sob controlo, evitando potenciais armadilhas. O multi-equipas é facilitado quando incentiva uma cultura laboral que valoriza o envolvimento e a adaptabilidade, ajudando os membros das equipas a compreenderem os seus pontos fortes e fracos. 

Por exemplo, na empresa de serviços profissionais McKinsey cada membro da equipa – incluindo o respetivo líder – explica, no início de um novo projeto, a forma como, enquanto pessoa, utilizará o trabalho para desenvolver ou melhorar uma competência crítica. A vocalização de tais intenções cria uma atmosfera de suporte e responsabilização mútuos. Encoraja o desenvolvimento pessoal no seio da equipa, assim como a prossecução dos resultados do projeto.

A produção de mapas exatos das ligações entre as diversas equipas e projetos torna a liderança multi-equipas mais eficaz. Compreendendo estas ligações, os líderes da empresa podem promover os fluxos de conhecimento entre as equipas. Também podem ajudar a proteger a empresa contra perturbações, quando determinado projeto exige a mobilização temporária de todos os recursos para corrigir um problema ou atingir um marco. Os funcionários podem estar bem conscientes das suas funções e prioridades nas diversas equipas. No entanto, uma supervisão eficaz garante que os interesses e prioridades da empresa são salvaguardados, permitindo um caminho com menos obstáculos rumo ao sucesso.

Em quase todos os setores, os trabalhadores do conhecimento serão em breve membros de múltiplas equipas – se é que não o são já. Os líderes empresariais devem adotar essa abordagem rapidamente, criando ambientes em que o multi-equipas possa ajudar as suas equipas e negócios a prosperar.