Tendências

O que é o hot desking?

Por vezes, a tendência para o hot desking é celebrada; outras vezes, é criticada. Por um lado, permite poupar milhões de euros em espaço de escritórios desperdiçado e encoraja a inovação. Por outro lado, pode fazer com que o pessoal se sinta perturbado e menos produtivo. Mas não tem que ser assim. Como no caso do espaço de escritório com que o hot desking muitas vezes coabita, a teoria subjacente é flexível.

O que é o hot desking?

O hot desking consiste simplesmente na utilização de estações de trabalho não atribuídas. Estes espaços de trabalho podem ser utilizados em qualquer dia, por qualquer funcionário de qualquer departamento ou nível.

Originalmente, foi concebido como um dos componentes da teoria de Erik Veldhoen sobre o trabalho baseado na atividade. Esta teoria defende a redução do número de estações de trabalho num edifício de escritórios, aumentando a variedade dos espaços para encorajar uma gama mais diversificada de estilos de trabalho.

Para quem resulta?

A teoria diz que nem todos precisamos de uma secretária todos os dias e que se os funcionários se deslocarem não têm oportunidade de desarrumar a sua secretária. Melhor ainda: envolver-se-ão com mais colegas, gerando novas ideias.

Isso é excelente para fomentar a inovação em empresas com uma força de trabalho móvel em horários flexíveis. Nem sempre é ideal para empregos das 9 às 5, em que os funcionários desempenham tarefas regulares numa mesma equipa.

Coworking e o mix do seu espaço de escritório

A utilização do hot desking torna-se mais versátil se constituir um componente da configuração do seu espaço de escritórios. Por exemplo, se abrir um escritório satélite com muito pessoal temporário, poderá ser benéfico dedicar algum espaço ao hot desking, com espaços separados de reuniões e pausas, que podem ser utilizados quando necessário.

A tendência recente para os locais de trabalho flexíveis foi acelerada pelo aparecimento dos espaços de coworking: escritórios partilhados que encorajam não apenas a partilha de ideias na empresa, como entre diversas empresas, com o objetivo adicional de promover a sua rede e visibilidade. Estes espaços podem ser combinados com outras soluções flexíveis, tais como os serviços de subscrição que dão acesso a estações de trabalho e salas de reuniões em espaços de coworking em todo o mundo.