Formas de trabalhar

Mais de metade dos trabalhadores afirma que o trabalho remoto lhes estimula a concentração.

O trabalho remoto melhora os níveis de produtividade ao oferecer aos empresários uma mudança de cenário muito precisa. De acordo com os estudos mais recentes feitos pela Regus, o fornecedor de espaço de trabalho flexível, mais de metade dos trabalhadores mundiais (53%) que sofrem de sintomas de encarceramento afirmam sentir maior alívio ao mudar de ambiente de trabalho mais vezes.

Para perceber algumas das razões que levam cada vez mais pessoas a escolher trabalhar remotamente, a Regus sondou mais de 20 000 empresários pelo mundo fora e concluiu que, para além de melhorar a produtividade, o trabalho remoto ajuda aos trabalhadores a concentrarem-se (56%). Afastar-se do ambiente empresarial de todos os dias renova a concentração, e permite aos trabalhadores móveis verificarem as suas tarefas sem interrupções de colegas e de chamadas telefónicas.

O trabalho flexível provou, também, melhorar as agendas de viagem (55%), uma vez que os trabalhadores remotos perdem menos tempo em deslocações. E eles não só desfrutam de uma trégua dos comboios apinhados, como também têm mais tempo para estar com as suas famílias (46%) ao fim de um dia bastante ocupado.

Outras conclusões importantes:

  • 58% dos empresários afirmam que trabalhar remotamente os ajuda a estarem mais próximos dos clientes ou a perspetivar reuniões importantes;
  • Gestores e diretores de empresas por todo o mundo (35%) afirmam estar a planear, no próximo ano, permitir aos seus colaboradores trabalharem remotamente por um ou dois dias;
  • 11% permitiriam mesmo aos colaboradores trabalharem remotamente por uma semana inteira.

Ian Hallett, Diretor de Marketing da Regus, afirma: "Por norma, os gestores de empresas hesitam em permitir que os funcionários trabalhem remotamente. Por isso pode ser uma surpresa para os gestores o impacto positivo que o trabalho remoto poderá ter nas suas forças de trabalho. Dar aos funcionários a possibilidade de trabalharem fora do escritório, mesmo que por dois dias na semana, irá aumentar os níveis de produtividade assim como o bem-estar geral."

"Uma maior motivação, para os diretores é que trabalhar remotamente permite às empresas um maior alcance. À medida que as empresas crescem, a proximidade e a capacidade de prever os clientes é indispensável mas também dispendiosa. O trabalho flexível permite às empresas estabelecerem a sua presença em outros locais, seja para encontros com possíveis clientes ou com fornecedores, com poucos custos extras."

Uma vez que o mundo do trabalho continua a evoluir, o número de trabalhadores remotos também se espera que continue a aumentar. Para mais conclusões como essas e um resumo do que se passa no mundo das forças de trabalho de hoje, veja o nosso relatório completo The Workplace Revolution.