Vozes

Onze sugestões empresariais de jovens empresários de sucesso

Aquela elite de empresários de que estamos sempre a ouvir falar – de Steve Jobs a Elon Musk, passando por Richard Branson e Brian Chesky – atingiu o sucesso no mundo empresarial no início das suas carreiras. Eis algumas ideias inspiradoras desse grupo de executivos audaciosos.

Capacite os outros

"Se pensarmos no próximo século, os líderes serão aqueles que capacitam os outros."
Bill Gates, Microsoft

Bill Gates tinha 20 anos quando fundou a Microsoft. Em setembro de 2017, era a pessoa mais rica do mundo. A sua abordagem da liderança centra-se na capacitação dos que o rodeiam; isso pode ser mais importante do que ter todas as respostas ou desempenhar muito bem o seu próprio cargo. Dar aos membros da sua equipa a liberdade para tomarem as suas próprias decisões, aproveitarem as suas competências e atingirem os seus próprios objetivos pode ajudá-lo a atingir o sucesso no longo prazo.

 Bill Gates, Microsoft (Yana Paskova / Getty Images)

 

Seja persistente

"Por vezes a vida dá-nos com um tijolo na cabeça. Não perca a esperança."
Steve Jobs, Apple

O falecido Steve Jobs tinha apenas 21 anos quando cofundou a Apple. Embora tenha sido despedido nove anos depois, regressou e acabou por se tornar Diretor-geral daquela que é uma das maiores empresas tecnológicas do mundo. Esta citação do seu discurso de patrono do curso de 2005 da Universidade de Stanford reflete a sua ética de trabalho, baseada na tenacidade e persistência para continuar a inovar e permanecer focado nos seus objetivos.

 

Deixe de se comparar com os outros

"Na verdade, competimos connosco próprios; não temos qualquer controlo sobre o desempenho das outras pessoas."
Pete Cashmore, Mashable

Pete Cashmore fundou a empresa global multiplataforma de multimédia e entretenimento Mashable em Aberdeen, na Escócia, quando tinha apenas 19 anos. De acordo com Cashmore, focarmo-nos demasiado na concorrência constitui uma distração que nos impede de nos concentrarmos no nosso próprio sucesso. Em vez de se comparar constantemente com os outros, descubra aquilo em que é melhor, aquilo de que mais gosta – e faça-o com todo o empenho.

 

Institua um ciclo de feedback

"Pense constantemente em como poderia melhorar a sua forma de fazer as coisas e questione-se a si próprio."
Elon Musk, SpaceX/Tesla

Elon Musk criou a sua primeira empresa de software para a web aos 24 anos. A sua empresa de tecnologia espacial SpaceX encontra-se atualmente avaliada em mais de 20 mil milhões de dólares. O seu conselho é o de dar o exemplo com feedback franco e frequente, uma forma eficaz de evitar erros, melhorar continuamente e descobrir novas oportunidades.

 

Crie uma equipa forte

"Não importa o quão bom seja o seu produto ou ideia original: se não criar uma empresa excelente, o seu produto não vingará." 
Brian Chesky, Airbnb

Brian Chesky lançou o Airbnb quando tinha 27 anos. Entrevistou pessoalmente os primeiros 300 funcionários da empresa. Acredita de forma apaixonada que a criação de uma cultura empresarial e de uma equipa fortes são tão importantes como a criação de um produto exclusivo. Embora possa exigir tempo e investimento, acaba por compensar no longo prazo.

 

Estabeleça uma rede

"Rodeie-se das pessoas mais inteligentes que conseguir descobrir."
Marissa Mayer, Yahoo!

Aos 24 anos, Marissa Mayer foi a primeira mulher engenheira da Google e ascendeu a Diretora-geral da Yahoo!. O conselho de Mayer repete o que muitos líderes jovens dizem: criar uma rede forte de pessoas inteligentes e influentes ajudá-lo-á a aprender mais depressa e a atingir melhores resultados do que conseguiria sozinho.

 

Aproveite o dia

"Se tem uma ideia, comece hoje. A melhor altura para começar é já."
Kevin Systrom, Instagram

O cofundador Kevin Systrom começou a promover o protótipo do que conhecemos hoje como Instagram numa festa. O seu conselho é não hesitar; não há melhor momento do que o presente para começar a desenvolver as suas ideias. Essa pequena ideia embrionária poderá florescer e tornar-se no seu próximo grande projeto empresarial.

Kevin Systrom, Diretor-geral do Instagram (Josh Edelson / AFP / Getty Images)

 

Não tenha medo de falhar

"É importante não ter medo do medo, mas devemos aproveitá-lo – utilizá-lo como combustível para elevarmos o nível da nossa empresa."
Sir Richard Branson, Virgin

Richard Branson era um estudante de 16 anos quando lançou o seu primeiro projeto empresarial. Acredita que o medo de falhar é algo que qualquer fundador ambicioso que tente começar uma empresa do zero experimenta nalgum momento. A maior parte dos empresários de sucesso falhou muitas vezes antes de atingir o êxito. Ultrapassar o medo ou até canalizá-lo pode ajudá-lo a refinar a sua abordagem, a inovar mais e, no longo prazo, torná-lo num líder mais forte e eficaz.

 

Assuma riscos

"O maior risco é não correr qualquer risco… Num mundo que muda tão depressa, a única estratégia que falha garantidamente é não correr riscos."
Mark Zuckerberg, Facebook

Mark Zuckerberg lançou o Facebook a partir do dormitório da Universidade de Harvard quando tinha 19 anos. Numa entrevista no ano passado, o Diretor-geral do Facebook referiu que todas as decisões têm vantagens e desvantagens. Mas, com a passagem do tempo, é garantido que as empresas estagnadas falharam e perderão o comboio. A única forma de o evitar é correr riscos.

 

Siga a sua paixão

"Seguimos as nossas convicções em vez da razão, porque a razão dizia-nos que era impossível."
Daniel Ek, Spotify

O sueco Daniel Ek é cofundador e Diretor-geral do serviço de streaming Spotify. Fundou a sua primeira empresa aos 14 anos e já era milionário aos 23. Para lançar o Spotify, Ek teve de utilizar a sua própria fortuna e apostar toda a sua empresa para atingir o que queria no setor musical. Seguir a sua paixão e fazer o que adorava, apesar dos desafios que teve de enfrentar, acabou por compensar.

Daniel Ek, Diretor-geral do Spotify (TORU YAMANAKA/AFP/Getty Images)

 

Não procure muitos conselhos

"Não procure muitos conselhos. A maior parte das pessoas que têm muitos conselhos para dar… generalizam o que quer que fizeram e dizem que é essa a estratégia que fez com que resultasse."
Ben Silbermann, Pinterest

O Diretor-geral e cofundador do Pinterest começou a programar aplicações na casa dos vinte, tendo finalmente a ideia que serviu de base à empresa no decurso da sua paixão pelo colecionismo quando era criança. De forma algo contraintuitiva – especialmente no final de uma lista cheia de conselhos – Ben Silbermann aconselha-nos a não ligar muito aos conselhos. Há muitas estratégias e sugestões oferecidas por quem teve sucesso que nos podem fornecer orientação e inspiração. Mas no final, o seu próprio caminho para o sucesso será isso mesmo: o seu caminho.