Tendências

Regalias empresariais peculiares que realmente funcionam

Reading Time: 4 minutes

É preciso muito mais do que bons salários para manter as nossas forças de trabalho motivadas. Um estudo recente concluiu que as regalias e os benefícios estão entre as principais considerações ao escolher um trabalho para 57% dos inquiridos. Cerca de 80% afirmou mesmo preferir novos benefícios a um aumento salarial. Uma vez que os empregadores seguem esta tendência, muitas destas regalias estão a tornar-se mais criativas e tentadoras à medida que as empresas competem entre si para atraírem e manterem os melhores colaboradores. Aqui estão algumas das nossas favoritas.

Moedas roxas. Apesar do que o nome sugere, estas moedas não têm de ser roxas. Na realidade, nem têm se der moedas. E, no entanto, o principio por detrás deste plano inovador da start-up da aplicação de encontros LucnhClick, de Singapura, é simples, mas genial. Os colaboradores entregam aos seus colegas uma moeda roxa de cada vez que estes fazem algo bem. Estas podem ser trocadas por recompensas, desde bilhetes de cinema a tempo livre.

Aulas de fitness. Todos sabemos que construir uma força de trabalho saudável é uma aposta inteligente. Porém, cada vez mais, as empresas vão para lá dos planos básicos de bem-estar e oferecem pacotes de fitness que se adequam aos seus ambientes de trabalho, à sua ética e à sua diversidade. Por exemplo, a Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, Swift, oferece aos seus colaboradores ioga, pingue-pongue, natação e Qi Gong.

Atividades radicais. Já é de esperar que uma start-up criativa encontre regalias também criativas para o seu pessoal. Mas não será de esperar que uma empresa de comunicações empresariais, importante e vanguardista, como a Missing Link na África do Sul, ofereça tatuagens grátis ou que a Dropbox tenha construído um estúdio de música para os seus colaboradores. Mas assim o fizeram! E sabem que regalias como estas estimulam a expressão pessoal e a liberdade criativa dos seus colaboradores, mantendo-os ligados à identidade da marca.

Coaching pessoal e empresarial. A empresa norte-americana de software de gestão de projetos, Asana, foca-se em ajudar as pessoas a atingir os seus objetivos e isso também se reflete nas regalias que oferece ao seu pessoal. Todos os colaboradores têm acesso a aulas para executivos e aulas de coaching pessoal fora do trabalho, para garantir que atingem o seu potencial, tanto nas suas carreiras como na sua vida privada.

Viajar. A vida não começa e acaba no escritório e as boas regalias para os colaboradores refletem isso mesmo. Isso significa encorajar o tempo livre e o escapismo, enquanto mantém a ligação de amor ao trabalho. O fabricante de material de snowboard, Burton, por exemplo, oferece passes para esquiar, enquanto que a Airbnb oferece aos seus colaboradores um incentivo anual de 2000 $ para viajarem pelo mundo e ficarem hospedados nas casas dos seus anfitriões.

Aconselhamento familiar. Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional não é fácil e, por vezes, o stress pode tomar conta da vida familiar. A empresa indiana de serviços de TI, RMSI, deu um passo ousado no que toca à questão e promove a parentalidade do pessoal, o aconselhamento para casais, assim como sessões de psicologia infantil. Também oferecem aulas de fotografia, pintura e guitarra, como forma de terapia através da arte.

Instalações para dormir a sesta. Com todo este trabalho e atividades de lazer, sabe bem deitar-se e descansar um pouco. De facto, estudos estimam que, só nos EUA, o custo da exaustão no trabalho ascenda a 411 mil milhões de dólares. Várias empresas, incluindo a Google e a Hootsuite, estão a combater este problema com instalações para dormir a sesta e áreas de descanso, onde os seus colaboradores podem fazer uma sesta durante o dia.

Os benefícios e as regalias para os colaboradores têm cada vez menos a ver com tradições e convenções e mais com o estar um passo mais à frente. Ofereça à sua força de trabalho um acordo que seja benéfico e verá como isso fará maravilhas também ao seu negócio.